terça-feira, 10 de novembro de 2009

A Sida

Bem vindos ao nosso blog onde falamos de um de muitos problomas que infelizmente afecta a nosso planeta a Sida umas de muitas doenças que não tem cura.

Sida O que é???Quais os seus sintomas???
Como se apanha???

Quais o seus sintomas
  • infecções que não são comuns nas pessoas com imunidade normal (pneumocystis carinii, mycobacterium tuberculosis, mycobacterium avium, toxoplasma gondii, vírus da varicella zoster, cryptotoccus neoformans, histoplasma capsulatum, coccidioides immitis, cytomegalovírus)

  • doenças respiratórias (bronquite, sinusite, pneumonia)

  • doenças cardíacas (cardiomiopatia por invasão por sarcoma de Kaposi, crytococose, doença de Chagas, toxoplasmose e derrames pericárdicos)

  • doenças gastro-intestinais (lesões orais como a candidíase, por exemplo, esofagite, diarreia, colite)

  • doença hepática (95% têm hepatite B)

  • doença pancreática (como efeito secundário dos medicamentos)

  • doença renal (nefropatia)

  • doença genito-urinária (infecções urinárias, candidíase vulvovaginal)

  • doenças endócrinas (lipodistrofia, hipertiroidismo, hipogonadismo)

  • doenças reumatológicas (artropatia, síndrome articular doloroso)

  • doenças hematopoiéticas (anemia, linfadenopatia generalizada, trombocitopenia)

  • doenças dermatológicas (dermatite seborreica, foliculite pustular eosinofílica, herpes)

  • doenças neurológicas (meningite asséptica, encefalopatia, convulsões, toxoplasmose cerebral, doença da medula espinal, neuropatias periféricas)

  • doenças oftalmológicas (retinite a citomegalovírus, síndrome de necrose retiniana)

  • doenças neoplásicas (sarcoma de Kaposi, linfomas)

Bem vindos ao Blogger de DJAIR E FILIPE cujo o tema é " a sida " uma das doenças que não tem cura como sabem, este trabalho é feito na aula de T.I. C .


SIDA O QUE É?

SIDA significa Síndrome de ImunoDeficiência Adquirida.

Síndrome, porque é constituido por um constituído por um grupo de sinais e de sintomas.
Imunodeficiência, porque o que acontece é que o sistema imunitário fica cada vez mais deficiente, com menos capacidade de resposta ao longo da evolução da doença.
Adquirida ,porque ao contrário de algumas doenças de imunodeficiência que são congénitas, ou seja, os indivíduos já as têm à nascença, esta doença surge depois de uma infecção por um vírus, o vírus VIH.



Como se transmite a sida?

A sida transmite-se de varias formas:

Atraves de relações sexuais não protegidas (sem o uso do preservativo).

Atraves de objectos cortantes não fertilizados (lâminas, seringas, agulhas etc).

Da mãe para o filho durante a gravidez, parto e/ou amamentação. (Se a mãe estiver infectada).


A sida não se transmite atraves de abraços, aperto de mão, beijo na face, mosquitos( não podem transmitir o virus poque o sangue que eles retiram dos humanos serve apenas para nutrir os seus ovos).


Como evitar a transmissão do VIH?


Para evitar a transmissão é necessario usar corretamente o preservativo durante as relações sexuais, visto que é o unico método mais eficaz.


O que significa sero-positivo e doente de sida?


Sero-positivo- possui a doença mais não apresenta sintomas ou seja possui antí-corpos no sangue.

Doente de sida- possui a doença e apresenta sintomas (vómitos, secrecões nasais,etc).






Conselhos: